Aquário do Malawi

Dimensões do aquário

 

"Um aquário do Malawi deve ser grande, o maior que possamos instalar, com pelo menos 400 litros mas preferencialmente com 800 litros ou superior.Num aquário menor, de 200 litros, poderemos manter 3 ou 4 espécies, se as escolhermos bem, mas não será realmente um aquário do Malawi, falta-lhe o atributo principal: a biodiversidade. Em aquários de 200 litros os peixes terão tendencia a ser hiper-agressivos, a maior parte dos machos não mostrará as suas cores, os comportamentos serão anormais e a hibridação torna-se comum.
Em aquários de 800 litros ou mais, poderemos manter um bom conjunto de espécies, misturando inclusivamente Mbunas (ciclídeos das rochas) com Utakas e outros Harps (ciclídeos de zonas de areia, intermédias ou águas livres). Muitos machos irão mostrar as suas melhores cores. Poderemos assim usufruir da diversidade do Malawi e iremos observar comportamentos muito mais naturais."

A escolha dos peixes

Frequentemente, os aquários do Malawi, numa tentativa de conseguir compatibilidades, são reservados apenas a um grupo de ciclídeos, como os Mbunas ou então a Utukas e outros Harps.

Isto não é necessário em grandes aquários. Podemos misturar estes grupos quando dispomos de espaço. Uma enorme quantidade de espécies está assim disponivel, peixes de rochas, peixes para águas abertas, para zonas de areia, para os locais intermédios. Devemos escolher as espécies de forma equilibrada, para ocuparem todas as zonas.

 

Fonte: Revista bioaqua - Ano 1 - N.03 - Julho/2007
Texto: Miguel Figueiredo